MOBILIDADE URBANA

A gestão da ex-prefeita Luizianne Lins em Fortaleza, entre 2005 e 2011, promoveu uma série de avanços significativos na Mobilidade Urbana, focando na acessibilidade através do transporte público com tarifa desonerada e de caráter social, bem como na ampliação da infraestrutura viária e na modernização dos serviços.

As principais ações e resultados na área de Mobilidade Urbana incluem:

  • Tarifa de Ônibus Desonerada e Social:
    • A gestão manteve a tarifa de ônibus com o mesmo valor (R$ 1,60) por mais de 4 anos.
    • Fortaleza se tornou a capital com a menor tarifa entre cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes e sistema integrado em 2011 (R$ 2,00).
    • Foi implementada a tarifa social aos domingos, beneficiando mais de 630 mil pessoas e aumentando o número de usuários em 80%.
    • A política de tarifa desonerada representou uma transferência indireta de renda para os usuários, pois a variação do preço da tarifa permaneceu abaixo dos custos da cesta básica, energia e água.
  • Acessibilidade no Transporte Público:
    • A meia passagem é ilimitada para as redes pública e particular em Fortaleza, um diferencial entre as capitais brasileiras.
    • As carteiras estudantis são distribuídas gratuitamente para alunos das redes municipal, estadual e federal, beneficiando mais de 473 mil estudantes.
    • Foi garantida a gratuidade da passagem para mais de 12 mil portadores de deficiência, com extensão da gratuidade ao acompanhante em 72% dos casos.
  • Modernização e Ampliação da Frota e Linhas:
    • A frota de ônibus foi significativamente renovada, com mais de 1.200 veículos novos a partir de 2005, resultando na redução da idade média da frota de 5,1 anos (2006) para 4,3 anos (2009-2011), tornando-a uma das mais novas do país.
    • Antes da gestão, apenas 18 ônibus tinham elevadores para cadeirantes; em 2011, Fortaleza possuía 739 ônibus com elevadores.
    • O número de linhas de ônibus aumentou 23%, de 217 em 2004 para 267 em 2010, atendendo a demandas do Orçamento Participativo.
    • A Linha Central foi criada para facilitar o deslocamento alternativo na área central, com tarifa reduzida.
  • Integração e Tecnologia:
    • O sistema de integração temporal permite aos usuários utilizar dois ônibus pagando apenas uma passagem, sem a necessidade de passar por terminais, oferecendo mais de 11 mil combinações em 240 linhas.
    • Foi introduzido o monitoramento 24 horas da frota de transporte coletivo via GPS pela ETUFOR, com centrais de monitoramento em vários terminais.
    • A Unidade de Atendimento ao Estudante (UNAE) e a Unidade de Atendimento às Pessoas com Deficiência (UNADEF) foram reformadas e ampliadas para agilizar o atendimento e a emissão de cartões.
  • Grandes Projetos de Infraestrutura (Transfor e Drenurb):
    • O programa Transfor representou o maior investimento em infraestrutura e mobilidade urbana da cidade, com R$ 131,5 milhões investidos entre 2005 e 2011.
    • O Transfor incluiu a entrega de um viaduto na Avenida Humberto Monte, requalificação das Avenidas Domingos Olímpio e Bezerra de Menezes com novos sistemas de drenagem, pavimentação, calçadas padronizadas, nova iluminação e ciclovias.
    • Foram criados 45 km de corredores de transporte, 14 km de duplicações/alargamentos, 23 km de restaurações viárias, 82 km de rede de drenagem, e 164 km de calçadas padronizadas e acessíveis.
    • A cidade também ganhou mais 30 km de ciclovias previstas pelo Transfor, totalizando 100 km (já sendo a capital do Nordeste com maior extensão de ciclovias).
    • O programa Drenurb reestruturou o sistema de escoamento de águas pluviais com um investimento de R$ 265 milhões, beneficiando as três bacias hidrográficas da cidade e elevando a drenagem de 30% para 70%.
  • Expansão e Manutenção da Malha Viária:
    • A produção de asfalto teve um incremento de 224,95% entre 2005 e 2011, com mais de 1 milhão de toneladas de asfalto produzidas para expansão e manutenção da malha viária.
  • Controle de Tráfego e Iluminação Pública:
    • O CTAFOR (Controle de Tráfego em Área de Fortaleza) foi aperfeiçoado com novos semáforos, incluindo temporização para pedestres e controle centralizado via Sistema SCOOT.
    • Foram investidos mais de R$ 406 milhões em iluminação pública entre 2005 e 2010, com cerca de 8 mil obras, requalificando o Polo do Centro, o Bom Jardim, a Avenida Rui Barbosa, o Polo Gastronômico da Varjota, e a Orla Marítima.
    • A melhoria da iluminação contribuiu para aumentar a segurança e atrair uma diversidade crescente de usuários para os espaços públicos.
  • Melhorias em Terminais:
    • Diversos terminais de ônibus (Praças da Estação e Coração de Jesus, Parangaba, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará) receberam reformas, incluindo a instalação de piso tátil e rampas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Essas ações conjuntas visaram não apenas melhorar o fluxo de trânsito e a infraestrutura, mas também garantir o direito de ir e vir da população, valorizando a renda do usuário do transporte e promovendo a inclusão social em toda a cidade.